2008-08-14

Market Wizards


Desde que comecei a trabalhar no mundo financeiro que acompanho a evolução das principais firmas de Wall Street. Contudo, há uma empresa que sempre me fascinou mais que as outras, acerca da qual muitas pessoas, até mesmo profissionais do sector, nunca ouviram sequer falar. Refiro-me à Commodities Corp, fundada em 1969 por um académico do MIT chamado Helmut Weymar, adquirida em 1997 pela Goldman Sachs, curiosamente, a outra firma que mais admiro em Wall Street.

A Commodities Corp foi o local onde muitos dos mais famosos traders de hoje se formaram. Nomes como Paul Tudor Jones, Bruce Kovner, Louis Bacon, entre outros, iniciaram-se junto de Helmut Weymar. Em 1969, poucos eram os traders que transaccionavam com suporte informático. O tipo de análise seguida pelos traders era, em geral, de carácter iminentemente subjectivo. Os próprios profissionais não eram particularmente qualificados. Weymar imaginou então que se reunisse um conjunto de traders promissores, com formação universitária, lhes desse tecnologia, capital e 30% de todos os ganhos que gerassem com esse dinheiro - quanto a salários fixos nem pensar - maximizaria a rentabilidade global do seu negócio.

Weymar tinha razão. Com uma dotação inicial de apenas 2 milhões de dólares disponíveis para investimento e apesar do arranque titubeante, período em que a Commodities Corp chegou a estar a perder 50% do capital, o projecto teve enorme sucesso. Quando, em 1997, a Goldman Sachs adquiriu a Commodities Corp, esta geria mais de mil milhões de dólares.

Sem comentários: