2008-08-13

Por pouco tempo


Brian Hunter, o trader que esteve na origem da maior debacle alguma vez vista no mundo dos Hedge Funds - a falência do "Amaranth" - está de regresso. O fundo desapareceu em 2006 após ter incorrido em perdas de 6 mil milhões de dólares - superiores às perdas registadas em 1998 pelo também célebre LTCM.

O Amaranth transaccionava instrumentos derivados sobre mercadorias. Brian Hunter era a estrela da companhia e causava furor no gás natural. A sua estratégia era uma combinação de transacções direccionais e de arbitragens. Especulava na direcção geral do preço do gás natural e depois arbitrava entre os diferenciais de preço associados aos futuros com entrega em períodos de tempo distintos. Nas "commodities", o roll over dos contratos de futuros é mensal.

Hunter acabou por despoletar a falência do fundo quando as suas posições se tornaram incomportáveis para a profundidade do mercado do gás natural, em particular quando se viraram contra si e surgiu a necessidade de as desfazer. Na sequência do estouro, Hunter saiu de cena e encontra-se, actualmente, sob investigação do CFTC e outras entidades federais norte-americanas que o acusam de manipulação de mercado.

Na minha opinião, que mantenho desde então (ver "aqui"), não houve acção criminosa ou fraudulenta de Hunter. Existiram, apenas, gestão imprudente e falta de supervisão da parte de quem o contratou e também das bolsas onde se negociavam os instrumentos sobre o preço do gás natural (a exemplo do que sucedeu recentemente com o trader da Societe Generale).

Assim, o regresso de Hunter à gestão, neste caso do Peak Ridge Commodity Volatility Fund, não me surpreende, tratando-se dos Estados Unidos. Foi mais cedo do que imaginava, mas era esperado. Pelo contrário, se estivesse na Europa, Brian Hunter nunca mais entraria numa sala de mercados. Tem agora uma oportunidade de ouro para refazer a sua reputação e já está a tentar aproveitá-la. Apenas durante o mês de Julho, o novo fundo de Hunter valorizou 24% e encontra-se com um acumulado de 230% (!!) desde o início do ano.

Infelizmente, nesta nova fase da sua vida, apesar dos ganhos extraordinários nos últimos meses, Hunter decidiu entrar pela avenida errada. Como, muito bem, afirma Kent Bayazitoglu da Gelber & Associates em Houston, "to have lost that amount of money and get back into the market with a similar type trade takes a lot of confidence, if not arrogance". Não vai durar muito.

Sem comentários: