2008-10-28

Europa enfrenta grande ameaça

A economia europeia enfrenta a ameaça dos mercados emergentes, à medida que as suas economias começam a ser atingidas pela crise internacional de crédito. O que inicialmente foi considerado como uma benção pode agora tornar-se numa maldição.
Encontrando-se já numa recessão, os 15 países da zona Euro antes do alargamento para 27 estão a perder a vantagem competitiva que detinham sobre os EUA e o Japão. Os seus parceiros comerciais de leste, que representam cerca de um terço do total das exportações, estão a vacilar à medida que os seus bancos enfraquecem e as suas divisas perdem valor.
Empresas como a francesa Schneider Electric e a finlandesa Kone Oyj, dizem que as ordens de encomenda estão a diminuir à medida que os países emergentes, desde a China até à Argentina, estão a sucumbir à crise internacional.

Os analistas prevêem que a economia da Zona Euro contraia pela primeira vez desde 1993 no próximo ano, forçando o Banco Central Europeu a cortar a taxa de juro de referência em pelo menos 2 pontos percentuais.

Sem comentários: