2008-12-08

Citadel encerra em escritório em Tóquio

O Citadel Investment Group, gestor de Hedge Funds fundado por Kenneth Griffin, vai encerrar os seus escritórios em Tóquio e reduzir as principais operações na Ásia, eliminando cerca de 37 postos de trabalho, cerca de metade, menos de um ano após ter admitido pessoal na região.

Os dois maiores fundos da Citadel caíram 13% no último mês, aumentando para 47% a queda acumulada desde o início do ano. Os fundos em questão, Kesington e Wellington, que em conjunto representam 10 mil milhões de dólares em activos, receberam pedidos por parte dos seus investidores para resgatarem cerca de 10% do valor global do fundo.

Segundo analistas que acompanham de perto a situação, contactados pela Bloomberg, esta notícia não constitui nenhuma surpresa e adiantam que mais do mesmo poderá estar para breve.

Em 1998, após a falência do LTCM, cuja equipa de gestão era considerada como uma verdadeira constelação de estrelas do mundo das finanças, apareceram os primeiros grandes debates acerca da controvérsia dos Hedge Funds. A elevada alavancagem, que aumenta o risco sistémico, e a pouca transparência de alguns fundos, constituem as principais críticas.

Uma vez que os activos sobre gestão por parte dos Hedge Funds tem vindo a aumentar ano após ano, a sua importância relativa no sistema financeiro internacional tem aumentado também. E é por isso que a falta de transparência existente é um dos grandes obstáculos enfrentados por este tipo de veículos de investimento.

Sem comentários: