2008-12-24

Crédito concedido aos particulares

Há, pelo menos, 18 meses que o montante de empréstimos concedidos por instituições financeiras a particulares bate recordes sucessivos. No mês de Outubro, esse montante fixou-se nos 132,5 mil milhões de euros. Em relação ao mesmo mês de 2007, o montante de empréstimos concedidos avançou quase 6%.

O crédito de cobrança duvidosa nos empréstimos concedidos a particulares também continua em trajectória ascendente. Em Outubro, atingiu novo recorde, nos 2,93 mil milhões de euros. O montante de cobrança duvidosa em Outubro representa 2,21% do total de empréstimos concedidos aos particulares.



*(valores em 106 euros)

O destino dado pelas famílias ao orçamento arrecadado com o recurso ao crédito mantém-se praticamente inalterado em relação aos últimos meses. O crédito à habitação absorve 79,1% do montante total de crédito recebido, enquanto que o crédito ao consumo e os outros créditos captam 11,4% e 9,4%, respectivamente.
Fonte: Boletim Estatístico de 23 de Dezembro do Banco de Portugal http://www.bportugal.pt/publish/statbol/Acrobat/b4.pdf

Sem comentários: