2008-12-24

Crédito concedido às empresas

O crédito concedido às empresas pelas instituições financeiras nacionais aumentou 11,2% nos últimos doze meses. Em Outubro, as empresas receberam quase 110,8 mil milhões de euros. Em relação ao mês de Setembro, registou-se um acréscimo de 0,6%. Ou seja, os dados do Banco de Portugal revelam que continua a circular dinheiro neste segmento, embora a uma taxa muito reduzida. O acesso ao crédito por parte das empresas está a ser travado.

Foi neste sentido que o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ameaçou as instituições financeiras quanto a uma eventual retirada das garantias prestadas no caso das empresas não conseguirem ter acesso a liquidez.

Por outro lado, as empresas têm cada vez maiores dificuldades em pagar os seus empréstimos. O crédito malparado nas empresas ultrapassou, em Outubro, os 2,5 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior. A variação mensal (comparativamente com o mês de Setembro) foi de 7,2%. Desta forma, o crédito malparado atinge os 2,29% do crédito total concedido.




*(valores em 106 euros)


Fonte: Boletim Estatístico de 23 de Dezembro do Banco de Portugal
http://www.bportugal.pt/publish/statbol/Acrobat/b4.pdf

Sem comentários: