2008-12-17

FED corta a taxa de juro de referência

Ontem, a Reserva Federal norte-americana surpreendeu os economistas e analistas com uma redução histórica das taxas de juro para o intervalo entre 0% e 0,25%. Este é o valor mais baixo desde 1954. Uma taxa de juro no intervalo entre 0% e 0,25% significa que a base de licitação no leilão é de zero e que, consoante a procura e a oferta no mercado, será definida a taxa de juro neste intervalo. Para além disso, o Fed mostrou-se interessado em comprar “grandes quantidades” de dívida. Esta é mais uma derradeira tentativa para inverter o enfraquecimento económico da economia norte-americana.

Os receios quanto a um período prolongado de dificuldades económicas no país justificam a decisão histórica do Fed. Ontem, o Departamento do Comércio revelou que o número de novas casas construídas recuou quase 19% no mês de Novembro em relação ao período homólogo do ano anterior. Esta quebra foi a mais intensa desde Março de 1984.

(clique na imagem para aumentar)

Para além disso, um dos principais indicadores de inflação do país, o Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos, recuou 1,7% em Novembro relativamente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados do Departamento do Trabalho norte-americano. Mais uma vez, esta foi a maior quebra desde que o índice começou a ser registado em 1947. Já no mês de Outubro, o indicador tinha revelado uma perda de 1%. O sector da energia foi o que mais contribuiu para esta contracção dos preços. Desde o pico de Julho que os preços do sector caíram 32,4%. Em particular os preços da gasolina desvalorizaram 47% entre o pico de Julho e o mês passado.

(clique na imagem para aumentar)


Após o anúncio do Fed, a divisa norte-americana negociou no valor mais dos últimos dois meses face ao euro (ver gráfico abaixo). O dólar fechou a sessão de ontem a cotar nos 0,7138 euros, o valor mais baixo desde 2 de Outubro.


(clique na imagem para aumentar)

Sem comentários: