2008-12-08

História dos Hedge Funds

O termo “Hedge Fund”, originalmente, significava “fundo de cobertura” e foi utilizado pela primeira vez por Alfred Winslow Jones quando em 1949 combinou investimentos curtos e longos, com o objectivo de efectuar uma cobertura do risco da sua carteira face aos movimentos no mercado. O fundo que criou ascendia a 100 mil dólares e tinha a denominação de A.W. Jones & Co.

Hoje em dia os Hedge Funds são conhecidos como veículos alternativos de investimento, já que permitem uma grande flexibilidade ao nível da gestão. Esta é a sua principal característica, e refere-se quer ao nível das técnicas, dos instrumentos que utiliza e ainda nas suas políticas de investimento. Desta forma, as suas actividades não são submetidas ao controlo por parte das agências reguladoras, como por exemplo a SEC nos EUA (Securities and Exchange Comission). Em teoria, os HedgeFunds têm como objectivo a obtenção de Rendibilidade não correlacionada com o comportamento dos índices gerais de mercado.

Segundo a Universidade de Yale, os Hedge Funds deveriam representar cerca de 25% numa carteira de investimentos. Contudo, em Portugal este valor é de apenas 7%, de acordo com a APFIPP.

Sem comentários: