2008-12-09

Indústria dos Semicondutores

A Samsung Electronics, maior fabricante de chips de memória, displays e televisores, afirmou que a recessão que está a afectar todo o mundo está a destruir os lucros no sector. Esta notícia surge um dia após a norte-americana Texas Instruments ter reduzido o seu lucro e ter cortado as previsões de vendas.

Este trata-se de um problema estrutural, do sector em causa, e não apenas destas empresas em particular. Tem existido um grande excesso de oferta no sector, não permitindo às empresas de alcançarem as taxas de rentabilidade desejadas para cada produto.

Para além destas duas empresas, que assumem uma papel de destaque no sector, a Intel, a Taiwan Semiconductor Manufacturing e a Applied Materials compõem o conjunto de 5 empresas com maior capitalização bolsista. Contudo, empresas como a ASUSTeK e a STMicroelectronics têm também um papel de relevo pela elevada quota de mercado que possuem: 4.6% e 2.1%, respectivamente. Ainda assim, é a Samsung quem maior quota de mercado tem, com 21.4%, seguida da Intel com 8.1%.

O volume de negócios do sector está concentrado em quatro países que juntos representam mais de 90% do mercado total. Conforme é visível no gráfico em baixo, os EUA detêm um terço do mercado enquanto que a Coreia do Sul detém um quarto do mercado. Segue-se o Taiwan com 18% e o Japão com 15%. Contudo, convém referir que sem a Samsung, a expressão da Coreia do Sul seria de 4%. O volume de negócios das empresas deste sector da economia representa cerca de 1% do PIB mundial.






Desde o início do ano, é possível observar no gráfico em baixo que os preços têm evoluído no mesmo sentido do sector em causa, relação essa que mantém se considerarmos também a evolução de ambos desde 2007. Desde o início do ano, os preços já caíram mais de 20% enquanto que as empresas do sector já desvalorizaram mais de 50%.


De acordo com o Citigroup, BNP Paribas e o Deutsche Bank, as perdas no sector vão permanecer no primeiro trimestre de 2009.

Sem comentários: