2008-12-12

Nova reedição do Esquema de Ponzi


Há quem diga que existe uma portuguesa que merecia ter ganho um prémio Nobel pela forma como desenvolveu o seu “negócio”. Essa portuguesa era a Dona Branca, que mais tarde ficou conhecida por “a banqueira do povo”. Mas não foi a portuguesa que inventou esse “negócio”. O esquema que a Dona Branca montou foi apenas uma reedição daquele que ficou conhecido por “Esquema de Ponzi”, o primeiro que o usou para movimentar uma quantia de tal forma grandiosa que se tornou na primeira pessoa a ficar conhecida em todos os Estados Unidos a utilizar tal esquema. Talvez este merecesse ainda mais receber um prémio Nobel, já que transformou dois dólares e cinquenta cêntimos numa fortuna avaliada em milhões de dólares num tempo recorde.

O esquema de Ponzi é um tipo de crime fraudulento no qual o promotor, como Charles Ponzi ou a Dona Branca, promete pagar juros extraordinariamente elevados. O mais incrível é que consegue pagar, pelo menos por um período de tempo determinado. A limitação desta técnica é que exige um fluxo de dinheiro cada vez maior a entrar no esquema, que, até a um determinado ponto, entra por duas vias: por um lado os “investidores” ao verem o sucesso do negócio estão disposto a “investir” quantias de dinheiro cada vez maiores, e por outro lado, são cada vez mais as pessoas que estão dispostas a entrar no esquema.

Desta forma, pode-se facilmente constatar que é um óptimo negócio no curto e eventualmente médio prazo, mas que a longo prazo não tem grandes hipóteses de subsistir. É o que acontece, com algumas limitações, nas bolhas especulativas. O desfecho deste tipo de esquema é, com fortes probabilidades, um dos seguintes: o promotor subitamente desaparece levando consigo todo o dinheiro que conseguiu amealhar; quando o número de investidores começa a crescer a uma menor taxa, e consequentemente o seu capital, o promotor tem dificuldades em pagar o dinheiro que deve e o seu esquema entra em colapso; ou então o esquema começa a ganhar notoriedade e é investigado pelas autoridades que acabam por descobrir que se trata de crime de burla.

O último caso de um esquema deste tipo foi conhecido hoje. Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq e um dos investidores mais activos nos últimos 50 anos, confessou que o seu negócio, Bernard L. Madoff Investment Securities, constituía um gigantesco esquema de Ponzi. A sua empresa detinha em activos sob gestão cerca de 17.1 mil milhões de dólares. Caso seja dado como culpado, Madoff, de 70 anos, irá enfrentar uma pena de 20 anos de prisão e uma multa de 5 milhões de dólares.

Sem comentários: