2008-12-09

Novo "New Deal" de Obama

Tal como o “New Deal” de Roosevelt adoptado para combater a Grande Depressão dos anos 30, o plano de Obama tem um enfoque no investimento público para desencadear um efeito multiplicador sobre a economia. O plano de Obama é uma versão moderna e mais reduzida do “New Deal” (cujo objectivo passava por casar a criação de emprego com a aposta nas infra-estruturas).

O plano de Roosevelt pretendia sanear o sistema financeiro (impedindo práticas fraudulentas e manipulações no mercado de acções), fornecer créditos em condições favoráveis aos agricultores que tinham as suas terras hipotecadas e impulsionar o desenvolvimento regional através da criação do "Tennesse Valley Authority" (TVA).

As intenções de Obama são paralelas às de Roosevelt, mas com as especificidades dos nossos tempos. O "Civilian Conservation Corps" (CCC) de Roosevelt empregou 250 mil pessoas nas estradas, parques nacionais e florestas. Obama quer criar 2,5 milhões de empregos através do investimento em infra-estruturas, nomeadamente em estradas e pontes. A administração de Roosevelt concedeu 500 milhões de dólares aos estados para a criação de emprego. Obama aplica a regra do “Use it or Lose it”. O programa do TVA tinha como finalidade a construção de barragens hidroeléctricas. Obama aposta na eficiência energética dos edifícios públicos e escolas.

Em relação aos efeitos do “New Deal” de Roosevelt há unanimidade quanto ao facto do seu plano ter sido ousado e ter contribuído para o alívio dos efeitos da Grande Depressão. Mas há dúvidas quanto ao seu sucesso, uma vez que a participação na Segunda Guerra Mundial é apontada por muitos críticos como a real resolução da crise dos anos 30.

Seis anos após a tomada de poder (Março de 1933), o PIB atinge com dificuldade o nível de 1929, o desemprego diminuiu mas ainda persistiram 9,5 milhões de pessoas sem emprego. A produção industrial melhorou apenas ligeiramente.

Desde o início de 1930 até 1 de Junho de 1932, o S&P500 desvalorizou 79%. No mesmo período, o Dow Jones Industrial perdeu 81%. Após a tomada de posse de Roosevelt, a 4 de Março de 1933, os dois índices bolsistas iniciaram movimentos ascendentes. Do início do mandato de Roosevelt até ao final dos anos 30, o S&P500 e o Dow Jones avançaram 83 e 142%, respectivamente. Ainda assim, no final dos anos 30, o índice S&P500 valia metade dos pontos registados aquando do máximo de 1930.
(S&P500: Clique na imagem para aumentar)
(DJ Industrial: Clique na imagem para aumentar)

Sem comentários: