2008-12-10

Plano de Obama: sectores e empresas

Ainda não foram revelados os montantes de dinheiro subjacentes ao plano de estímulo económico proposto por Barack Obama. A equipa dos Democratas ainda está a discutir o montante a atribuir a cada sector. Por exemplo, alguns sugerem uma fatia de 50 mil milhões de dólares para apoiar os estados norte-americanos com os pagamentos do seguro de saúde Medicaid. Outros 8 a 10 mil milhões de dólares estarão a ser discutidos para a reparação e modernização das escolas. Contudo, estes números permanecem flexíveis. A única coisa que se sabe é que o número de economistas que apoiam um plano de estímulo económico de dimensão histórica é cada vez maior.

Do relatório da reunião dos líderes municipais (“U.S. Conference of Mayors”) publicado a 8 de Dezembro, resultou uma proposta que estima 11.391 projectos preparados para avançar rapidamente nas cidades logo que as verbas sejam disponibilizadas. A organização prevê o investimento de mais de 73 mil milhões de dólares em 10 sectores e 427 cidades. Os projectos poderiam arrancar logo no início de 2009 e o término previsto aponta para o final de 2010. Na tabela abaixo é possível destacar quais os principais sectores de actuação, o montante de verbas necessário e a estimativa do número de empregos criados:


O anúncio de Obama no início da semana acerca do seu plano de estímulo económico teve um impacto imediato nas cotações das empresas que, muito provavelmente, mais serão beneficiadas. A maioria delas pertence ao sector da Construção, Equipamento e Engenharia. Na tabela abaixo encontram-se alguns exemplos:


(clique na imagem para aumentar)

Nas últimas semanas, os rácios financeiros destas empresas tal como o PER e o PBV, deterioraram-se (ver gráficos abaixo).


(clique na imagem para aumentar)


(clique na imagem para aumentar)


Fonte: Bloomberg

Sem comentários: