2008-12-22

Qimonda recebe 325 milhões de euros

Ontem, o Ministro Manuel Pinho anunciou plano de salvamento da Qimonda através de um empréstimo de 100 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos. Em troca, a Qimonda vai reforçar a transferência tecnológica para Portugal. A empresa tem uma importância estratégica em Portugal, uma vez que, em 2007, foi a maior exportadora nacional de bens tecnológicos, contribuindo para o saldo positivo da balança tecnológica do país nos primeiros nove meses do ano (ver mais detalhes no post anterior). A empresa vai ainda beneficiar de um empréstimo de 150 milhões de euros e de uma garantia estatal no valor de 280 milhões de euros do estado alemão da Saxónia e de um empréstimo de 75 milhões de euros da Infineon, a maior accionista da Qimonda.

Este plano permite à produtora de chips e de semi-condutores continuar em actividade, mantendo os dois mil empregos em Portugal.

A gravidade da situação levou a empresa a contemplar a falência no início deste mês. A crise internacional e a rapidíssima mudança tecnológica que está a operar neste sector estão a prejudicar a Qimonda. Nos últimos trimestres, a Qimonda teve mais prejuízos do que volume de vendas. Entre 2007 e 2008, a empresa deu um prejuízo de quase 3 mil milhões de euros à Infineon.

No mercado accionista alemão, os títulos da Qimonda registam uma desvalorização anual superior a 90% (ver gráfico abaixo).


(clique na imagem para aumentar)

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: