2008-12-12

Quebra da produção industrial na Índia

A organização indiana de produção de estatísticas (Central Statistical Organization) revelou hoje que a produção industrial do país caiu, inesperadamente, pela primeira vez em 15 anos.

A Índia é a 12ª maior economia mundial com um PIB de 912 mil milhões de dólares, de acordo com os dados de 2006 do Pocket Worl in Figures, 2009 Edition, do The Economist. Mas salta para o 4º lugar se analisarmos o PIB pelo critério da paridade do poder de compra. No terceiro trimestre deste ano, a economia indiana cresceu a uma taxa de 7,6% em relação ao período homólogo do ano anterior, o que representa a mais baixa taxa de crescimento desde 2004 (ver gráfico abaixo).

(clique na imagem para aumentar)

A quebra da produção industrial em 0,4% no mês de Outubro, comparativamente com o mesmo mês do ano anterior, revela a actual fragilidade de uma economia cuja indústria corresponde a 28,3% do PIB. Em Setembro, a produção industrial tinha avançado 5,5%. Os economistas da agência Bloomberg estimavam também um avanço na ordem dos 2,1%. Esta quebra foi a primeira desde Abril de 1993 (ver gráfico abaixo).

(clique na imagem para aumentar)

O crescimento do sector manufactureiro, que absorve 80% de toda a produção industrial indiana, registou uma diminuição de 1,2% em Outubro contra um avanço de 5,6% em Setembro.

O país está a ser fortemente penalizado pela grave crise financeira internacional, que tem desgastado a procura doméstica e reduzido o volume de exportações. Para além disso, a confiança dos investidores está fragilizada na sequência dos ataques terroristas ao centro financeiro de Mumbai.

A 6 de Dezembro, o Banco Central da Índia cortou a taxa de juro de referência em 1 ponto percentual para os 6,5%. Este foi a terceira redução desde Outubro. A 7 de Dezembro o governo anunciou um plano de estímulo económico no valor de 4 mil milhões de dólares.

O comportamento da Bolsa Indiana denota essa fragilidade, como no mostra o seguinte gráfico. Desde o início deste ano o índice Sensex já desvalorizou mais de 52%. Só durante o mês de Outubro, o índice perdeu quase 24%.


(clique na imagem para aumentar)

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: