2008-12-16

Reino Unido mais próximo do Euro

O Reino Unido poderá estar “mais próximo do que nunca” de adoptar a moeda única europeia, afirmou Durão Barroso no início desde mês. Para o Presidente da Comissão Europeia, a actual crise financeira está a dar um grande impulso. Contudo, o eleitorado britânico e Gordon Brown são grandes opositores da moeda única europeia. Yvette Cooper, a secretária de Estado das Finanças, já afirmou que o governo britânico não tem uma política para a libra, mas sim para combater a inflação.

A casa de apostas William Hill avança que a probabilidade do país aderir à Zona Euro em 2009 é de 5%. Mas em 2014 a probabilidade aumenta para 29%.

A divisa britânica registou hoje um novo mínimo recorde desde a criação do euro nos 1,1139 euros. A deterioração da economia britânica nas últimas semanas está a arrastar a libra esterlina para fortes desvalorizações face ao euro (mais de 20% desde o início do ano) e ao dólar (25% desde o início do ano) . Desta forma, aumenta a especulação de que em 2009 a libra possa equivaler a um euro. Abaixo dois gráficos com a evolução anual da libra frente ao euro e ao dólar:


(clique na imagem para aumentar)

(clique na imagem para aumentar)

No mês passado, a taxa de inflação britânica desceu para mínimos de Junho. Os preços ao consumidor subiram 4,1% em relação ao período homólogo do ano anterior, contra os 4,5% registados em Outubro. A quebra de mais de 60% nos preços do petróleo desde o pico de Julho é uma das grandes responsáveis pelo recua da inflação no país.

Por outro lado, a situação económica do país não pára de se deteriorar. Por exemplo, no terceiro trimestre deste ano, as insolvências cresceram 26% em Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o U.K Office of National Statistics, mais de 4000 empresas pediram falência. Uma pesquisa que está a ser realizada pela Federation of Small Businesses revela que cerca de 40% das pequenas empresas estão a pensar encerrar. Estima-se que 13,5 milhões de pessoas (58% da força de trabalho do sector privado) trabalhem em empresas com menos de 50 trabalhadores.

A redução das taxas de juro pelo Banco de Inglaterra também está a penalizar a divisa britânica. Neste momento, a taxa de juro de referência do Reino Unido está nos 2%, o valor mais baixo desde 1951. Os economistas esperam mais reduções nos próximos tempos. Na Zona Euro, a taxa de juro de referência está nos 2,5%.

Sem comentários: