2008-12-23

Tendência do Dólar

Durante o presente ano o dólar tem registado oscilações consideráveis. A principal razão para tal é a crise financeira internacional, já que tem provocado um aumento da volatilidade em todos os mercados, e este não é excepção. Por um lado, em Abril deste ano, atingiu o valor mais baixo de sempre face ao Euro. Nessa altura, cada euro valia cerca de 1.60 dólares. Por outro lado, em Novembro atingiu o valor mais alto em dois anos e meio, quando o câmbio estava inferior a 1.25 dólares por cada euro. Ou seja, no espaço de um ano o câmbio entre o euro e o dólar oscilou 35 cêntimos enquanto que nos 5 anos anteriores, a média era de 18 cêntimos, cerca de metade. Entretanto, desde esse nível mínimo o dólar já depreciou 12% e encontra-se a negociar nos 1.40 dólares.
Em relação ao Iene o comportamento não é muito diferente. Contudo, o nível actual é muito perto do mínimo histórico, que foi atingido na quarta-feira passada nos 87.24 Ienes por cada dólar.


A sessão cambial de hoje está a ser marcada pela expectativa face a um relatório que vai ser divulgado durante a tarde e que se espera que mostre que a venda de casas novas nos EUA caiu para o nível mais baixo dos últimos 17 anos. Estes dados apesar de confirmarem o enfraquecimento da economia norte-americana é também bastante prejudicial para os restantes países sobretudo aqueles cujo destino das exportações são os EUA, como o Japão. De acordo com os dados do The Economist os EUA representam 22.5% do total das exportações nipónicas.


É o próprio Governador do Banco do Japão quem alerta para este facto, dizendo que o facto da divisa nacional estar muito forte face ao dólar vai ter consequências negativas no curto prazo já que influenciam as exportações que são um importante factor da economia local.

Sem comentários: