2009-01-20

Acordo monetário entre a China e Hong Kong

O Banco Central da China e a Autoridade Monetária de Hong Kong acordaram uma troca de moedas que pode ir até aos 200 mil milhões de Yuan (29 mil milhões de dólares). O objectivo é combater a carência de liquidez e promover o papel da cidade como centro de câmbio estrangeiro.

Durante três anos, o Banco Central de Hong Kong terá acesso ao Yuan chinês sempre que a cidade precisar de liquidez de curto prazo. Desta forma, a China vai ajudar Hong Kong a manter o seu crescimento económico e a estabilidade financeira. Em troca, O acordo permite à China utilizar Hong Kong como uma plataforma para a utilização do Yuan como divisa internacional.

Desde o início de 2007, a divisa chinesa desvalorizou mais de 12% (ver gráfico abaixo).


(clique na imagem para aumentar)

A China detém as maiores reservas em divisas do mundo, avaliadas em 1,95 biliões de dólares (ver gráfico abaixo) enquanto que as reservas de Hong Kong totalizam 182,5 mil milhões de dólares.

(clique na imagem para aumentar)

Hong Kong enfrenta a sua primeira recessão desde 2003, quando as exportações e a procura interna abrandaram fortemente. No terceiro trimestre, a economia contraiu-se 0,5% em relação aos três meses anteriores. No segundo trimestre, a economia já tinha contraído 1,4%.
Fonte: Bloomberg

Sem comentários: