2009-01-15

Corte de Juros no BCE

Hoje é dia de decisão da taxa de juro no Banco Central Europeu. Mesmo apesar de Jean-Claude Trichet, presidente da Autoridade Monetária da Zona Euro, ter mostrada alguma relutância num eventual corte dos juros em Janeiro, o cenário mais provável e expectável pelos analistas é um corte da taxa directora em 50 pontos base para os 2% como forma de reacção ao agravamento da recessão global.

Ainda assim, esta não deverá ser a última redução já que se especula que em Março o BCE anuncie um corte da taxa de juro para o nível mais baixo de sempre nos 1.5%. Este cenário não é de excluir de todo já que para além do agravar da crise económica, a taxa de inflação encontra-se provavelmente no nível mais baixo dos últimos dois anos. Será anunciado hoje o aumento dos preços no Consumidor Dezembro, que se espera que tenham aumentado 1.6% face ao período homólogo do ano anterior. Em baixo é possível analisar o comportamento do índice de preços no consumidor da Zona Euro nos últimos dois anos, com variações homólogas face ao ano anterior.

(cortesia da Bloomberg)

Em relação à taxa de juro, é possível constatar que desde Outubro de 2008 as taxas euribor têm vindo a demonstrar uma tendência claramente descendente conforme é possível verificar no gráfico abaixo, que mostra a evolução da taxa Euribor a 6 meses, nos últimos 6 meses.

(cortesia da Bloomberg)

Neste mesmo período, o Euro também tem vindo a desvalorizar, mais de 15% até ao fecho de ontem. O principal motivo prende-se com a situação económica frágil na Europa que tem provocado a necessidade de cortar a taxa de juro. Em baixo, o gráfico da evolução do Euro face ao dólar nos últimos 6 meses.

(cortesia da Bloomberg)

(fonte)

Sem comentários: