2009-01-20

Crise no Reino Unido

No dia de ontem, enquanto as bolsas norte-americanas gozavam o feriado em homenagem a Martin Luther King, o Royal Bank of Scotland anunciou que deverá registar um prejuízo anual referente a 2008 de 28 mil milhões de libras, o pior resultado de sempre devido ao agravamento da crise de crédito.

Ontem as acções do banco que é desde então controlado pelo Estado em 70%, desvalorizaram mais de 65% para as 11,6 libras agravando para mais de 75% a perda registada desde o início do ano. Para se ter uma ideia mais clara, em baixo está o gráfico com a evolução da cotação dos últimos 12 meses, em que o RBS desvalorizou 96.3%.


Com isto, a consequência mais imediata no mercado cambial é uma forte queda da Libra face ao Dólar. Hoje, a libra está a desvalorizar mais de 3% face à divisa norte-americana depois de ontem ter caído mais de 2%. A oscilação média registada desde o início do ano 2000 tem sido de 0.4% com um desvio-padrão de 0.4%. Consequentemente o intervalo de confiança a 99% (somatório da média com três desvios-padrão) é de 1.6%, cerca de metade da oscilação que a Libra regista hoje. Nos últimos 12 meses a Libra perdeu quase 30% do seu valor em relação ao dólar.

Em baixo a evolução da cotação desde o início de 2000:

Sem comentários: