2009-01-15

Incumprimento no crédito à habitação nos EUA

O número de norte-americanos que o ano passado recebeu notificações de incumprimento no crédito à habitação aumentou 81%, superando os dois milhões de pessoas.

De acordo com a RealtyTrac, as notificações de incumprimento, as notificações de venda em leilão e os avisos de tomada de posse das habitações pelos credores totalizaram 3.16 milhões e foram reportadas em 2.33 milhões de lares. Ou seja, uma em cada quatro habitações (1,84% de todas as habitações) recebeu, pelo menos, uma notificação durante o ano de 2008. Em 2007, apenas 1,03% das habitações recebera estas notificações. Ainda mais impressionante foi o aumento de 225% em relação a 2006.No mês de Dezembro, foi registado um aumento destas notificações em 17% relativamente ao mês anterior e de 40% comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Os Estados do Nevada, Arizona e Florida registaram a mais elevada taxa de incumprimento em 2008. No Nevado, pelo menos, uma em cada catorze habitações recebeu uma notificação.

A RealtyTrac iniciou estes estudos há quatros anos, sendo estes os valores mais elevados de sempre. Estes dados revelam alguma ineficiência das leis estatais e dos programas privados que foram desenvolvidos precisamente para combater este cenário.

Esta tendência está a ser reforçada pelas dificuldades de acesso ao crédito, pela queda do valor dos imóveis e pela entrada em recessão do país.

A economia norte-americana enfrenta uma taxa de desemprego de 7,2%. Em 2008, o país perdeu mais de 2,6 milhões de empregos, o máximo desde 1945. Esta é também uma das justificações para a perda do poder de compra dos norte-americanos e, consequente, dificuldade em honrar os seus compromissos financeiros.
Cortesia da Reuters

Sem comentários: