2009-01-14

Tailândia corta a taxa de juro

O Banco Central da Tailândia anunciou hoje um corte da sua taxa de juro de referência em 0,75 pontos percentuais para os 2%. Este foi o segundo corte em dois meses consecutivos. No início de 2007, a taxa de juro de referência desta região económica encontrava-se nos 4,75% (ver gráfico abaixo).

(clique na imagem para aumentar)


O corte da taxa de juro foi mais acentuado do que o esperado pelos economistas consultados pela agência Bloomberg e seguiu-se à queda da inflação para o valor mais baixo dos últimos seis anos e à deterioração do nível de confiança. O governo tailandês pretende, assim, revitalizar o crescimento económico da região e contrariar a queda das exportações e os protestos políticos que proliferam em Banguecoque.

O Índice de Sentimento Económico/Empresarial da Bloomberg para a Tailândia está em trajectória descendente desde o final do terceiro trimestre do ano passado (ver gráfico abaixo).

(clique na imagem para aumentar)


Desta forma, a Tailândia segue os passos da Indonésia, Coreia do Sul e Taiwan, que também já reduziram as suas taxas de juro de referência este mês. A Indonésia, a 7 de Janeiro, cortou a sua taxa de juro em 0,5 pontos percentuais para os 8,75%.

Cortesia da Bloomberg

Sem comentários: