2009-02-05

Aumento de capital na Swiss Reinsurance

Fortemente penalizada pela crise de crédito iniciada nos EUA, a Swiss Reinsurance Co necessita de um aumento de capital no valor de 5 mil milhões de francos suíços. Mais de metade desse valor, 3 mil milhões de francos suíços (2,6 mil milhões de dólares), será providenciado pelo investidor norte-americano Warren, que já é um grande accionista da empresa. A decisão de realizar um aumento da capital surgiu do reconhecimento de que no final do ano passado a empresa se encontrava entre 1,5 a 2 mil milhões de francos suíços abaixo do nível exigido para manter o rating de crédito em “AA”. Para preservar o capital, a Swiss Re vai cortar o dividendo para um montante nominal.

Por causa das amortizações nos seus investimentos, a empresa vai reportar um prejuízo anual de mil milhões de francos suíços. O CEO da Swiss Re, Jacques Aigrain, revela-se desapontado com os resultados obtidos em 2008, mas salienta uma boa performance do seu “core business”. É essa performance que justifica que Buffett esteja disposto a investir na Swiss Re. O investimento da Berkshire Hathaway, empresa de Buffett, será realizado através de um instrumento convertível e com um cupão de 12%. Após três anos, a Berkshire têm a opção de converter em acções da Swiss Re a um preço de 25 francos por acção.

Os títulos da Swiss Reinsurance caíram 40% para 30,16 francos, atirando o valor de mercado da empresa para os 10,6 mil milhões de francos.



A Swiss Re tem um portfólio avaliado em 200 mil milhões de francos suíços. Compromete-se a baixar o nível de risco, ao mesmo tempo que avança com novos fundos.

Fonte: Bloomberg e Financial Times

Sem comentários: