2009-02-25

Economia Britânica regista forte contracção

A economia britânica registou o maior recuo desde 1980 no quarto trimestre do ano de 2008, levou os consumidores e empresas a reduzir a sua despesa. Em comparação com o trimestre anterior, o Produto Interno Bruto contraiu 1.5%, indo ao encontro da estimativa anterior. Já a despesa dos consumidores caiu 0.7%, o maior recuo trimestral desde 1991, enquanto que o investimento caiu 2.3%. Ainda assim, esta queda foi inferior às estimativas formuladas pelos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para uma queda de 1.6%.

De acordo com Andrew Sentance, do Banco de Inglaterra, a economia do Reino Unido necessita de um estímulo adicional para ultrapassar a recessão e o risco de deflação. Espera-se que o Primeiro-Ministro, Gordon Brown, anuncie medidas ainda durante esta semana para ajudar os bancos, incluindo o Royal Bank of Scotland, perante a persistência da crise financeira.

A Autoridade Monetária do Reino Unido vai tomar a próxima decisão relativamente à taxa de juro no próximo dia 5 de Março. A taxa de juro de referência encontra-se em 1%, o nível mais baixo de sempre, num sinal de que o Banco de Inglaterra está disposto a tomar medidas extremas para estimular a economia.

Com impacto na economia britânica, a Vodafone, maior empresa de telecomunicações móveis do Reino Unido, anunciou que vai cortar 500 postos de trabalho na região numa altura em que os seus clientes estão a reduzir a despesa em telecomunicações. Já o banco Royal Bank of Scotland pretende cortar os seus custos em mais de mil milhões de libras e segregar os activos tóxicos numa nova unidade, preparando-se para o programa do governo britânico.cortar 500 postos de trabalho na região numa altura em que os seus clientes estão a reduzir a despesa em telecomunicações.

Em baixo é possível analisar a evolução da cotação da Vodafone e do Royal Bank of Scotland desde o início do ano, tendo já desvalorizado 11.8% e 55.3% respectivamente.


Sem comentários: