2009-02-23

Especulação em torno da nacionalização dos bancos

A administração Obama, que afirma não pretende nacionalizar os bancos norte-americanos, poderá estar a dar um passo significativo nessa direcção se aumentar consideravelmente a sua participação no Citigroup até 40%.

O Citigroup e o seu rival Bank of America estão entre os 20 bancos que concedem crédito que poderão ser nacionalizados pelo Governo norte-americano, se as conversações já encetadas nesse sentido terminarem com essa decisão. Ainda assim, existe a possibilidade de fracasso das negociações e segundo executivos do banco, a participação estatal não deverá ultrapassar os 25%.

Estas negociações reflectem um aumento dos receios de que o Citigroup e outros grandes bancos dos EUA poderão ser esmagados pelas perdas, devido tanto à recessão como pela crise no mercado imobiliário.

Durante o ano passado, as instituições financeiras norte-americanas já reportaram mais de 750 mil milhões de dólares em amortizações e perdas de crédito após o colapso do mercado imobiliário norte-americano ter levado à pior crise financeira desde a Grande Depressão. Os analistas esperam que durante 2009 os prejuízos dos bancos sejam ainda maiores, com as desvalorizações do valor dos activos.

Em 2009, 14 bancos já foram nacionalizados pelos reguladores dos EUA após 25 terem falido no ano anterior e mais de 1000 estarem em risco de falir dentro de 5 anos. Anteriormente, desde 2000 até 2007, apenas 27 foram encerrados.

Em baixo, a evolução da cotação do Citigroup desde o início do ano mostra uma desvalorização superior a 70% no presente ano e uma queda superior a 22% na última sessão face ao dia anterior.

(fonte: Bloomberg)

Sem comentários: