2009-02-17

Euro em mínimos

Os receios de que a crise financeira na Europa se agrave, nomeadamente devido às dificuldades enfrentadas pelas economias de leste e à exposição das instituições financeiras ocidentais a estes mercados, estão a penalizar o euro face ao dólar.

Por esta altura, a divisa europeia desvaloriza 1,30% para os 1,2635 dólares. Na sessão de hoje, o Euro já tocou nos 1,2603 dólares. Este é o valor mais baixo das últimas doze semanas (21 Novembro). Desde o início do ano, a moeda única europeia já perdeu 8,37% do seu valor contra o dólar.



O Serviço de Investidores da Agência Moody referiu que poderá avaliar em baixa algumas unidades de bancos na Europa de Leste. As unidades bancárias na Europa de Leste são, na sua grande maioria, subsidiárias de instituições financeiras como o Raiffeisen Zentralbank Oesterreich e o Swedbank. A pressão a que estão sujeitas acabará por se reflectir negativamente nas empresas mãe.

Por sua vez, o Iene segue em mínimos de cinco semanas contra o dólar, depois do Ministro das Finanças japonês Shoichi Nakagawa ter confirmado a sua demissão logo após a aprovação do orçamento para este ano.

Masafumi Yamamoto, do Royal Bank of Scotland, no Japão acredita que “a turbulência financeira na Europa central e de leste deverá persistir”. O especialista em divisas estrangeiras considera que este é um factor para os investidores venderem mais euros.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: