2009-02-18

Relatório Parcial da General Motors

Em Dezembro, na altura em que o governo concedeu à General Motors 9,4 mil milhões de dólares de apoio governamental, a empresa foi intimada a apresentar um plano estratégico detalhado até 31 de Março e um relatório parcial até 17 de Fevereiro. O objectivo deste relatório parcial é convencer as autoridades governamentais dos avanços do plano de reestruturação iniciado em Dezembro e justificar a utilização das ajudas recebidas. Também ficou acordado que se a empresa fracassasse em convencer as autoridades da sua viabilidade económica teria de reembolsar a quantias recebida.

De acordo com a Bloomberg, no relatório apresentado ontem, o maior fabricante automóvel norte-americano voltou a pedir ajuda ao governo para superar as dificuldades financeiras que atravessa. O pedido entregue ontem ao secretário do Tesouro, Tim Geithner, e totaliza uma quantia de 16,6 mil milhões de dólares. A GM alerta que necessita de, pelo menos, parte desse montante (9,1 mil milhões de dólares) para terminar o seu plano de reestruturação. No caso de lhe serem negados estes apoios extras, pode pedir uma garantia federal que lhe permite recorrer à lei das falências e, assim, se reestruturar sob determinadas condições.

Numa notícia avançada pelo “Detroit News”, a GM suspendeu no final de semana, as discussões sobre as novas concessões salariais, precisamente um dos pontos-chave do plano de reestruturação.

Sem comentários: