2009-02-17

Resultados da Wal-Mart

A maior cadeia de retalho a nível mundial, a Wal-Mart, reportou uma quebra dos resultados do quarto trimestre, mas inferior à estimada pelos analistas da agência Bloomberg.

O lucro cifrou-se nos 3,79 mil milhões de dólares, ou 96 cêntimos por acção, nos três meses terminados a 31 de Janeiro. No mesmo período do ano anterior, o lucro atingiu os 4,01 mil milhões de dólares ou 1,02 dólares por acção. Os produtos de mercearia da cadeia norte-americana, responsáveis por mais de 40% das receitas totais, atraíram os consumidores, uma vez que o avanço do desemprego e as crescentes dificuldades económicas os têm inibido nas compras de vestuário e outros artigos acessórios. As receitas nos EUA cresceram 1,7% para os 109,1 mil milhões de dólares. As vendas no resto do mundo caíram 8,4% por causa da valorização do dólar face a outras divisas.

Desde o início deste ano e até ao fecho da sessão de ontem, os títulos da Wal-Mart perderam 17%. Esta perda contrasta com a valorização de 18% registada no ano de 2008, e que lhe assegurou o pódio na lista das 30 empresas do Dow Jones Industrial Average com melhor performance anual.



À medida que as vendas da retalhista nos EUA diminuem, Mike Duke – o CEO – adiantou que tenciona cortar 700 a 800 postos de trabalho em regime de "home-office". A Wal-Mart é o maior empregador privado dos EUA e conta com 1.4 milhões de trabalhadores no país e dois milhões em todo o mundo.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: