2009-02-02

Rio Tinto em conversações com a Chinalco

A maior companhia mineira mundial, a Rio Tinto, está em conversações com a produtora estatal chinesa de alumínio, a Aluminum Corp. of China – conhecida como Chinalco -, para uma eventual venda de activos e compra de acções. Com a venda de activos, a Rio Tinto pode reunir até 15 mil milhões de dólares.

A Rio Tinto comprometeu-se a eliminar 10 mil milhões de dólares de dívida de um total de 37 mil milhões de dólares até ao final deste ano. Para isso, a empresa vai avançar com vendas de activos, com corte nos custos e com atrasos no crescimento dos projectos. A Rio Tinto está a tentar contornar a pressão sobre os cash flows decorrente da maior quebra nos preços das mercadorias dos últimos 50 anos e a falha na venda de algumas unidades não estratégias para o Grupo, iniciada em 2007. Os títulos da empresa desvalorizaram 69% desde o fecho da sessão de 1 de Julho do ano passado (ver gráfico abaixo).



Na semana passada, a Rio Tinto vendeu a sua mina brasileira de minério de ferro – Corumba –, um projecto na Argentina e 50% da sua posição na fábrica de alumínio chinesa, Ningxia. No total, acumulou 1,73 mil milhões de dólares.

A Chinalco detém 12% das acções da Rio Tinto e 9% de todo o grupo. Durante o ano passado, elementos da Chinalco afirmaram o seu interesse em aumentar a posição da empresa na empresa mineira. O governo australiano permite à Chinalco que aumente a sua posição na Rio Tinto até 14,9%. Contudo, o Vice-presidente da empresa, Lu Youging, afirma ainda não haver qualquer acordo com a Rio Tinto, até porque esta também está em conversações com outras empresas. Em Novembro, Lu revelou que a Chinalco detém 8,8 mil milhões de dólares cash.

Fonte: Financial Times e Bloomberg

Sem comentários: