2009-02-25

S&P corta "rating" à Ucrânia

A agência de notação de "rating" Standard & Poor’s cortou o rating da Ucrânia para “CCC+”, dois dias depois de também ter cortado o da Letónia para o nível de elevado risco. O "rating" da Ucrânia passa a ser o mais baixo da Europa. O "rating" da Ucrânia encontra-se agora sete níveis abaixo do nível de investimento. A S&P não afasta a hipótese de voltar a descer o "rating" da Ucrânia.

A economia ucraniana cresceu 2,1% em 2008 contra um crescimento de 7,6% em 2007. As previsões do HSBC apontam para uma contracção de 9% em 2009. No mês de Novembro, a Ucrânia recebeu apoio do Fundo Monetário Internacional no valor de 16,4 mil milhões de dólares. O Vice-Govenador do Banco Central da Ucrânia referiu que se o país continuar a cooperar com o FMI poderá receber 9,6 mil milhões de dólares ainda este ano para apoiar a estabilização da economia e da moeda.

O risco associado à execução do empréstimo do FMI e a reforma do sistema bancário antes das eleições presidenciais de 2010 estão a contribuir para um reforço dos receios de incapacidade do país para resistir à grave crise financeira internacional.

Nos últimos seis meses, a moeda ucraniana perdeu mais de 50% do seu valor contra o dólar por causa da contracção na concessão de crédito estrangeiro e da redução da procura por exportações. A situação foi ainda agravada por fortes desentendimentos entre o Presidente Viktor Yushchenko e a Primeira-Ministra Yulia Timoshenko, o que provocou o adiamento de decisões importantes para revitalizar a economia do país.

Credit Profile (Standard & Poor's)
Foreign Currency Long-Term Debt
Ukraine



Fonte: Bloomberg

Sem comentários: