2009-02-25

Sucesso da operação de emissão de dívida portuguesa

Portugal emitiu ontem 4 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, pagando um cupão de 4,75%, a que corresponde um spread de 135 pontos base sobre a taxa de referência “mid swaps”. O Instituto de Gestão do Crédito Público adianta que o juro pago corresponde a um spread de 177,7 pontos base sobre a “bunds” alemãs com a mesma maturidade.

O IGCP, que gere a dívida do Estado, revela que a operação de emissão de dívida foi um sucesso, uma vez que a procura superou em 1,4 vezes a oferta. A operação que foi prevista para 12 de Fevereiro só foi finalizada ontem porque os bancos coordenadores da operação aconselharam que fosse sondado o interesse dos investidores num período de forte volatilidade observada no mercado de Obrigações Governamentais.

O IGCP revela ainda que na primeira hora e meia de “bookbuilding” foram dadas ordens de 3 mil milhões de euros, chegando a um volume final de 5,7 mil milhões de euros (1,4 vezes a oferta). Ou seja, apesar da elevada volatilidade e do mau desempenho do mercado de dívida governamental, a emissão de dívida da República Portuguesa é atractiva para o mercado.

Investidores

O IGCP revela ainda que os investidores portugueses ficaram com 13,4% da emissão. A procura foi bastante dispersa pela Europa. O Reino Unido e a Irlanda arrecadaram 26,7%, a França ficou com 18,5% e a Alemanha com 16,3%. Os nossos vizinhos espanhóis angariaram 8%. No total, 110 investidores compraram ontem dívida emitido pelo Estado português.

Os bancos e os gestores de activos absorveram 33,9 e 35,2%, respectivamente, da dívida emitida. Os fundos de pensões conseguiram 22,7%.

Sem comentários: