2009-02-18

Vendas de casas novas nos EUA

As dificuldades crescentes na obtenção de crédito, a quebra nos preços das casas e os receios quanto à evolução da situação económico-financeira mundial estão a penalizar a construção de casas novas nos EUA. Em Janeiro, o número de casas construídas caiu 17% para um ritmo anual de 466 mil casas, naquele que é o valor mais baixo desde que há registos (1959). Os economistas contactados pela agência Bloomberg estimavam uma quebra para as 529 mil casas.


A construção de casas novas no país diminui nas quatro regiões. O Nordeste e o Centro-Oeste foram as regiões mais penalizadas com quebras na ordem dos 43 e 29%, respectivamente.

O número cada vez maior de arrestos das casas pelas instituições financeiras tem conduzido a uma diminuição dos preços, o que por sua vez tem provocado um aumento das vendas de casas usadas.

O maior construtor imobiliário norte-americano de habitações de luxo, a Toll Brothers, reportou uma quebra de 51% nas receitas do primeiro trimestre. Desde o início do ano, os títulos da Toll Brothers já desvalorizaram 16,5% (ver gráfico abaixo).


Fonte: Bloomberg

Sem comentários: