2009-04-20

Banco do Japão deve baixar perspectivas económicas

São cada vez maiores as probabilidades do Banco do Japão (BoJ) cortar as suas estimativas em relação à evolução da economia no país e dos preços durante a próxima semana, à medida que a recessão tem levado à diminuição da despesa por parte das empresas e das famílias.

A segunda maior economia do mundo deverá assim contrair 4.2% no ano que termina em Março de 2010, de acordo com as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, mais do dobro do ritmo que a autoridade monetária do Japão tinha projectado há três meses atrás.

De acordo com o Governador do BoJ, Masaaki Shirakawa, a economia japonesa tem tido uma performance inferior ao esperado desde de Janeiro deste ano e a diminuição da despesa quer das empresas quer das famílias também contribui para fraca evolução do PIB, acompanhada pela diminuição das exportações e moderação da produção. São cada vez mais os economistas que consideram que o pacote de estímulo económico do Primeiro-ministro Taro Aso no valor de 155 mil milhões de dólares não será suficiente para garantir a recuperação economia.

Com a taxa de juro de referência já em 0.1%, a Autoridade Monetária do Japão terá que utilizar outros instrumentos para estimular a economia e assim será forçada a comprar mais dívida emitida pelo Governo e empresas, de modo a conseguir injectar liquidez numa economia que caminha para a pior recessão desde 1945.

Consequentemente, os analistas esperam que o BoJ mantenha a taxa de juro de referência nos 0.1%, apesar de existir quem considere a hipótese de este baixar para um intervalo entre 0% e o.1%.

Sem comentários: