2009-04-28

Honda reporta resultados

A Honda, a segunda maior fabricante automóvel nipónica, revelou hoje os resultados do seu quarto trimestre fiscal. Nos primeiros três meses do ano, a marca registou um prejuízo de 186 mil milhões de ienes, o que reflecte a recessão mundial e as condições mais restritivas de acesso ao crédito. A Honda enfrenta uma quebra nas vendas no Japão, na Europa e nos EUA.

Para este ano, a empresa prevê uma queda de 71% nos lucros. No ano fiscal terminado em Março, o resultado deve deslizar para os 40 mil milhões de ienes (320 milhões de euros) contra os 137 mil milhões apurados no último ano. As vendas devem recuar 16% para os 8,37 biliões de ienes.

Ainda assim, a Honda espera obter melhores resultados do que a Toyota e a Nissan, por causa do contributo da sua divisão de motociclos. Para este ano fiscal, os analistas da agência Bloomberg apontam para um prejuízo de 284 mil milhões de ienes na Toyota e de 314 mil milhões na Nissan. Os resultados das duas empresas serão apresentados entre 8 e 12 de Maio.

Desde o início de 2009, os títulos da Honda registaram uma valorização de 36%, enquanto que a Toyota e a Nissan obtiveram subidas de 26 e 46%, respectivamente.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: