2009-04-09

Plano de Estímulo Económico Japonês

O Primeiro-Ministro Japonês Taro Aso deverá revelar hoje um plano de estímulo económico no valor de 115 mil milhões de euros, cerca de 50% superior ao esperado pelo mercado. O objectivo é contribuir com uma ajuda significativa para reanimar a economia nipónica que está mergulhada na pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

O Governo irá assim propor que seja gasto cerca de 3% do PIB com este plano, sendo já o terceiro que Aso lança desde Setembro de 2008, elevando para 187 mil milhões de euros os gastos do Estado japonês com a economia.

De acordo com um economista do Macquarie, este pacote de medidas vai danificar ainda mais a fraca posição orçamental do Japão mas caso continuasse a tolerar a deflação no país a recessão seria pior. Existe portanto a convicção que este plano vai ser um grande contributo para estimular a economia japonesa, tendo animado os investidores japoneses de uma possível recuperação da economia.

Este plano levou à negociação em alta por parte dos principais mercados asiáticos, levando o Nikkei a valorizar 3.74%. Os fabricantes de componentes automóveis também contribuíram para a alta dos mercados, após o Governo dos EUA ter garantido o pagamento aos fornecedores.

Sem comentários: