2009-04-23

Resultados do Mizuho Financial Group

O segundo maior banco japonês em volume de receitas, o Mizuho Financial Group, reportou um prejuízo de 580 mil milhões de ienes (5,9 mil milhões de dólares) nos 12 meses terminados a 31 de Março, o que contrasta com o lucro de 311 mil milhões de ienes apurados no ano fiscal anterior. Desta forma, o banco reportou o seu primeiro prejuízo anual dos últimos seis anos.

Os analistas da agência Bloomberg antecipavam um resultado desfavorável de 401 mil milhões de ienes. A recessão global obrigou o Mizuho Financial a amortizar o valor dos seus activos e a aumentar os fundos para restabelecer as suas contas de balanço.

Em Março, os analistas do Goldman Sachs e do Macquarie Group alertaram os investidores que o Mizuho Financial poderia ter de vender acções. Para além disso, a Fitch Ratings disse ontem que os maiores bancos japoneses na concessão de crédito poderão precisar de uma injecção de capital público. O Credit Suisse avança ainda que o Mizuho Financial é mais vulnerável ao aumento dos “maus” empréstimos, na medida em que ganha menos nos seus empréstimos e investimentos.

Os títulos do banco desvalorizaram 48% durante o ano fiscal que terminou. O índice accionista japonês Nikkei perdeu 35% durante esse período.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: