2009-05-21

Chinalco avança sobre a Rio Tinto

O maior produtor de alumínio na China, a Aluminum Corp. of China (conhecida por Chinalco), poderá adquirir uma pequena posição na Rio Tinto para ter aprovado o seu investimento de 19,5 mil milhões de dólares.

A Chinalco está aberta à venda de obrigações convertíveis por parte da Rio Tinto a outros accionistas, reduzindo a sua posição planeada para 15%.

A Rio Tinto acordou vender à Chinalco 7,2 mil milhões de dólares em dívida convertível e 12,3 mil milhões da sua posição nas minas e usar esses fundos para pagar dívida. Em Fevereiro, a dívida remontava a 38,9 mil milhões de dólaers. Este acordo levantou novamente a polémica em torno do poder que o governo chinês, através da Chinalco, vai ganhar na Rio Tinto e nos activos australianos que a empresa controla.

Alguns accionistas da Rio Tinto estão contra este acordo. É o caso da Legal & General Group, o terceiro maior accionista, que em Fevereiro reclamou uma proposta alternativa. Da mesma forma, a Associação de Companhias de Seguros Britânica, em representação de mais de 400 investidores institucionais, demonstrou a sua preocupação com este acordo.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: