2009-05-27

Índice de Confiança dos Consumidores em França e nos EUA

O Índice de confiança dos consumidores franceses divulgado pelo instituto francês de estatísticas – Insee - aumentou, em Maio, para o nível mais elevado dos últimos treze meses. O Índice passou de 41 pontos negativos em Abril para 40 pontos em Maio, tal como o esperado pelos analistas consultados pela agência Bloomberg.


Por sua vez, no dia de ontem, foi divulgado um aumento do nível de confiança dos consumidores norte-americanos. O Conference Board informou que o Índice de confiança dos consumidores do país subiu para 54,9 pontos. Este valor representa o nível mais elevado desde Setembro do ano passado (altura em que o Lehman Brothers faliu) e tem subjacente a maior taxa de crescimento do Índice desde Abril de 2003. As estimativas dos analistas da agência Bloomberg apontavam um crescimento do Índice para os 42,6 pontos.


O crescimento dos índices de confiança dos consumidores de duas grandes economias mundiais reflecte as expectativas de recuperação económica e melhoria no mercado de emprego.

Ontem, o S&P500 encerrou a ganhar 2,63% e o Nasdaq avançou 3,63%. As bolsas asiáticas seguiram a tendência e fecharam a ganhar, atingindo os valore mais elevados dos últimos oito meses. O Nikkei subiu 1,37% para os 9438,77 pontos. As bolsas europeias também abriram a sessão em alta.

Fonte: Imprensa Nacional e Bloomberg

Sem comentários: