2009-05-13

Intel poderá ser multada pela Comissão Europeia

A Intel poderá enfrentar maior multa de sempre, aplicada pela Comissão Europeia, por práticas anti-concorrenciais.

A fabricante de semicondutores está a ser acusada de, alegadamente, ter atribuído incentivos financeiros a fabricantes que excluíssem a concorrente Advanced Micro Devices (AMD) do mercado europeu. A queixa foi feita pela AMD em 2000. Os reguladores já fizeram duas inspecções às instalações da Intel, a última das quais no ano passado.

De acordo com o Comissário Europeu para a concorrência, a Intel “penalizou milhares de consumidores por ter, deliberadamente, mantido a concorrência fora do mercado de chips de computadores durante tantos anos. Uma violação tão séria e sustentada às regras da concorrência europeias não pode ser tolerada.”

A decisão relativa a este caso é tomada hoje. No caso de se confirmar a condenação da Intel, a multa pode ascender a mil milhões de euros, a maior de sempre aplicada pela Comissão Europeia. Para já, a maior multa atingiu os 497 milhões de euros e foi aplicada à Microsoft, em 2004, por abuso de posição dominante no mercado.

O resultado líquido da empresa nos últimos três meses de 2008 caiu 90% para os 234 milhões de dólares contra os 2,3 mil milhões de dólares apurados no período homólogo do ano anterior.

Os títulos da Intel valorizaram 3,75% desde o arranque do ano. Em 2008, perderam 45% (ver gráfico abaixo).

Fonte: BBC

Sem comentários: