2009-05-08

Lucros do Bank Millennium caem 90,5%

O Bank Millennium na Polónia, detido em 65,5% pelo Millennium BCP, reportou uma quebra homóloga de 90,5% no resultado líquido do primeiro trimestre deste ano para os 12,1 milhões de zlotys (2,6 milhões de euros). Em comparação com o último trimestre de 2008, a redução dos resultados atingiu os 66%.

Apesar dos créditos a clientes terem subido 51% em relação ao trimestre homólogo do ano anterior, os proveitos operacionais caíram 10%. Os custos operacionais cederam 6,2% e o rácio de solvabilidade foi de 10,4%.

O banco justifica a quebra vertiginosa dos lucros com inúmeros factores domésticos e internacionais. A deterioração da economia polaca, nomeadamente das empresas, reflectiu-se num aumento das dotações de imparidades. A enorme concorrência pelos depósitos, a manutenção da política de descida das taxas de juro pelas autoridades polacas e a desvalorização do Zloty contra as principais divisas também contribuíram para este cenário desfavorável. Acresce o aumento das comissões líquidas, a reduzida concessão de novo crédito à habitação e o aumento do custo de refinanciamento em moeda estrangeira.

Desde o início do ano, os títulos do Bank Millennium da Polónia desvalorizaram 6,25% (ver gráfico abaixo).



Fonte: Imprensa Nacional

Sem comentários: