2009-05-25

Nível de Confiança dos Empresários alemães

O nível de confiança dos empresários na Alemanha subiu, em Maio, pelo segundo mês consecutivo. Os executivos acreditam que a redução das taxas de juro e os planos de estímulo económico do governo vão relaxar a recessão mundial, uma vez que a situação já não pode piorar mais. Desta forma, apontam para um crescimento ligeiro no terceiro trimestre do ano.

O Business Cimate Índex do Ifo Institute de Munique avançou de 83,7 em Abril para 84,2 pontos. Em Março, este índice atingiu um mínimo de 26 anos nos 82,2. Os economistas da agência Bloomberg apontavam para os 85 pontos. No gráfico abaixo, é possível observar a evolução deste índice de confiança desde meados de 2007.



O plano de estímulo económico do governo alemão está avaliado em 82 mil milhões de euros. O Banco Central Europeu reduziu, este mês, a taxa de juro de referência para 1%, o nível mais baixo de sempre, e anunciou a compra de obrigações cobertas no valor de 60 mil milhões de euros. Acresce que Jean-Claude Trichet não descartou a possibilidade de uma nova redução da taxa de juro.

O governo alemão antecipa uma contracção de 6% no PIB em 2009, enquanto que o Presidente do Banco Central do país – Bundesbank-, Axel Weber, acredita que haja alguma recuperação económica para o final do ano.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: