2009-05-21

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

Na semana passada, os pedidos de subsídio de desemprego efectuados pela primeira vez nos EUA caíram em 12.000 para um total de 631.000 pedidos. Na tabela abaixo é possível visualizar o número máximo e o número mínimo semanal de pedidos de subsídios de desemprego desde o início de 2009.

Contudo, a média das projecções dos analistas contactados pela agência Bloomberg apontava para uma descida em 18.000 pedidos. Dos 53 estados e territórios dos EUA, 34 revelaram um aumento do número de pedidos de subsídios de desemprego efectuados pela primeira vez.

Por outro lado, o Departamento norte-americano do Trabalho avançou que o número total de norte-americanos a receberem o subsídio de desemprego atingiu os 6,6 milhões na semana passada, um valor recorde pela décima sexta semana consecutiva.

Estes são sinais de que o mercado de trabalho norte-americano ainda continua muito debilitado, o que se agravou com a entrada em falência da Chrysler e da possibilidade de ocorrer o mesmo com a General Motors. Acresce que fontes ligadas à GM revelaram que a empresa poderá encerrar 1.100 concessionários. Para além dos gigantes no sector automóvel, a American Express anunciou um corte de 6% do número total de trabalhadores, o que corresponde a 4.000 despedimentos.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: