2009-05-22

Resultados da British Airways

A terceira maior transportadora aérea europeia, a British Airways (BA), reportou o primeiro prejuízo anual desde 2002 por causa da redução do número de passageiros e do aumento da conta do combustível. Neste sentido, a empresa não vai pagar qualquer dividendo relativo a 2008.

O resultado líquido negativo ascendeu a 375 milhões de libras (595 milhões de dólares), ultrapassando a média das estimativas dos analistas da agência Bloomberg que apontava para um prejuízo de apenas 312 milhões de libras. No ano passado, a British Airways contabilizou um lucro de 712 milhões de libras. Contudo, as vendas da companhia aérea aumentaram 2,7% para os 8,92 mil milhões de libras.

As companhias aéreas europeias, como a BA e a Air France-KLM, estão a reduzir o número de rotas e de voos para combater a quebra no número de passageiros. Por outro lado, os custos do combustível aumentaram bastante depois do preço do barril de petróleo ter atingido os 147 dólares por barril em Nova Iorque em Julho do ano passado.

A Air France-KLM reportou, a 19 de Maio, o primeiro prejuízo anual desde 1996 e anunciou o corte de postos de trabalho. Por sua vez, a Ibéria revelou uma perda de 92,6 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. 

A companhia aérea britânica está em conversações com a espanhola Ibéria Líneas Aéreas de Espana para uma eventual fusão.

Desde o rebentar da crise financeira mundial em meados de 2007, os títulos da British Airways registaram uma desvalorização de 57% (ver evolução das cotações no gráfico abaixo). Da mesma forma, a Air France-KLM e a Ibéria perderam 73 e 46%, respectivamente.



Fonte: Bloomberg

Sem comentários: