2009-05-19

Vendas de automóveis no Japão

As vendas de automóveis no Japão aumentaram, no mês de Maio, impulsionadas pelas reduções fiscais e outros incentivos que o governo atribuiu na compra de veículos com baixa emissão de CO2. Alguns impostos foram reduzidos entre 50 e 75% para os veículos mais eficientes e na totalidade para os híbridos. Para além disso, o governo nipónico atribuiu 250.000 ienes (2.600 dólares) a cada consumidor que trocasse o seu carro com 13 ou mais anos por um novo. Acresce uma quantia de 100.000 ienes a distribuir por todos os consumidores que tenham adquirido carros novos que superem os níveis de emissões estabelecidos para 2010, independentemente de terem dado ou não um carro usado para a troca.

Na Nissan, as ordens de produção subiram 30% em Maio comparativamente com igual período do ano anterior. As medidas de apoio do governo permitiram, de acordo com Toshiyuki Shiga – o Chefe de Operações -, reduzir em 10% o custo dos veículos energeticamente mais eficientes. A Honda e a Toyota avançaram um aumento de 20% nas ordens de produção deste mês.

Se as ordens de produção mantiverem o mesmo ritmo, o mês de Maio será o primeiro mês de crescimento no sector dos últimos dez meses. Em Abril, as vendas totais de automóveis no Japão caíram 28% em relação ao período homólogo do ano anterior. A maioria dos fabricantes do sector encerrou o ano fiscal (terminado em Março) com prejuízos.

Os títulos da Nissan, Honda e Toyota encerraram a sessão de hoje com uma valorização de 2.95, 0.93 e 3,37%, respectivamente. O gráfico abaixo apresenta a evolução das cotações das três fabricantes desde o início do ano.



Fonte: Texto (Financial Times)
Gráfico (Bloomberg)

Sem comentários: