2009-06-18

Crescimento Chinês

O Banco Mundial subiu a sua previsão de crescimento para a China neste ano e avisou para que não sejam, até 2010, encetados quaisquer planos de estímulo para impulsionar a terceira maior economia do mundo.

A economia chinesa deverá assim crescer 7,2%, acima da estimativa anterior de 6,5% efectuada em Março. Após esta revisão, os títulos chineses valorizaram para máximos de 11 meses, contrariando a tendência verificada na madrugada de hoje na região. O Banco Mundial junta-se agora a outras entidades, como a Goldman Sachs, Morgan Stanley e UBS, em aumentar as previsões de crescimento após o Governo ter introduzido um plano de estímulo no valor de 585 mil milhões de dólares. A economia chinesa está a apoiar o seu crescimento na intervenção estatal, já que as suas exportações afundaram após a economia mundial ter caído numa profunda recessão.

Ainda assim, o Banco Mundial refere que ainda é cedo para que a China alcance os níveis de crescimento de um passado recente, na casa dos dois dígitos. A China encontra-se bastante dependente da procura mundial pelas suas manufacturas. No entanto, a recuperação poderá surgir, dado o boom recente dos empréstimos bancários às empresas.



(Bloomberg)

Sem comentários: