2009-06-03

Crescimento da Economia Australiana

A economia australiana cresceu no primeiro trimestre do ano, contra as expectativas dos analistas, contornando a recessão global que tem atingido as maiores economias do mundo entre as quais a do Reino Unido, EUA e Japão. Foi o aumento das exportações e da despesa por parte dos consumidores que contribuiu para este aumento do produto australiano.

O Produto Interno Bruto cresceu assim 0.4% nos três meses que terminaram em 31 de Março, após ter contraído 0.6% nos três meses anteriores, segundo os dados divulgados hoje pelo Departamento de Estatística em Sydney. A mediana das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg indicava que o mercado esperava uma contracção de 0.2% da economia australiana.Após a divulgação desta notícia, os títulos australianos valorizaram e a divisa nacional, o dólar australiano, atingiu o valor mais elevado dos últimos oito meses.

A Economia australiana junta-se assim ao pequeno conjunto de economias, incluindo a China e a Índia, que expandiram no último trimestre. Os motivos avançados como justificação para o crescimento do PIB incluem o corte das taxas de juro para níveis recorde e a injecção de cerca de 9.9 mil milhões de dólares por parte do governo.

Sem comentários: