2009-06-26

Despesa dos Consumidores norte-americanos

A despesa dos consumidores norte-americanos terá crescido em Maio pela primeira vez nos últimos três meses, com os norte-americanos a ganhar confiança à medida que a recessão vai abrandando.

Os dados oficiais apenas serão conhecidos às 13h30, mas os economistas consultados pela Bloomberg apontam para um aumento de 0,3%, após ter sido registada uma quebra de 0,1% em Abril. Os esforços do Governo para restaurar a corrente de crédito e apoiar os rendimentos, têm feito possível que os consumidores gastem, mesmo tendo em conta o crescente desemprego, que está em níveis máximos que igualam o registado na década de 80. A perda de riqueza causada pela pior crise no imobiliário das últimas sete décadas está a levar as famílias a acumularem poupanças, tornando a recuperação mais lenta.

A despesa dos consumidores, que representa cerca de 70% da economia, cresceu no primeiro trimestre de 2009 a uma taxa de 1,4% após ter registado na última metade do ano anterior a maior queda desde 1980. Nesse mesmo período a economia contraiu 5,5%, uma contracção menor do que havia sido estimada.

Já as compras deverão cair 0,6% neste trimestre face ao período homólogo do ano anterior, antes de crescerem novamente na segunda metade do ano. Uma das razões apontadas é a perda de postos de trabalho já que a taxa de desemprego se encontra em níveis máximos de 25 anos, depois de terem atingido 9,4% no último mês.

Mais tarde, por volta das 15h00, a Universidade de Michigan vai divulgar o sentimento dos consumidores. É provável também que tenha voltado a crescer em Junho pelo quarto mês consecutivo para o nível mais elevado dos últimos nove meses, de acordo com a votação promovida pela Bloomberg.

Sem comentários: