2009-06-29

Produção Industrial japonesa

A produção industrial do Japão aumentou pelo terceiro mês consecutivo em Maio, com as empresas a restaurarem os seus inventários e com o início da retoma da maior recessão após a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o ministério do Comércio japonês, a produção cresceu 5,9% em Maio face ao mês anterior, igualando o ganho de Abril que foi o maior crescimento desde 1953. Ainda assim, este resultado ficou aquém das expectativas do mercado, já que os economistas consultados pela Bloomberg estimavam um aumento de 7%. Face ao período homólogo do ano anterior, as fábricas estão a produzir menos 29,5%.

A previsão para a produção dos fabricantes indica um aumento neste mês e no próximo ainda que a um ritmo mais lento, e os economistas esperam que o sentimento entre os grandes fabricantes tenha aumentado após ter registado um mínimo histórico. Os dados económicos têm vindo a confirmar que a recessão mundial está a abrandar com os bancos centrais a injectarem liquidez nas economias e com os governos a gastar 2,2 biliões de dólares para estimular o crescimento da procura.

Paralelamente, um relatório do mostrou que as vendas a retalho caíram 2,8% no Japão em Maio face ao ano anterior, com o agravamento do mercado de trabalho a forçar as famílias a cortarem as suas despesas. Em relação a Abril, as vendas mantiveram-se inalteradas.

Sem comentários: