2009-07-31

British Airways

A British Airways, terceira maior companhia aérea da Europa, anunciou que os obteve prejuízos no primeiro trimestre do ano fiscal de 2009, com a recessão a diminuir a procura de passagens aéreas e a penalizar as vendas em 12%.

O prejuízo líquido foi de 106 milhões de libras nos três meses que terminaram em 30 de Junho, que comparam com o lucro de 27 milhões de libras registado no ano anterior, segunda divulgado pela própria companhia aérea. Os analistas consultados pela Bloomberg tinham estimado uma perda de 95 milhões de libras. Já as vendas caíram em 12% para 1,98 mil milhões de libras.

A companhia aérea reduziu a entrega de aviões novos, cortou no serviço de catering a bordo e está em conversações para eliminar cerca de 4 mil postos de trabalho de modo a reduzir custos e assim conseguir resistir à recessão. A empresa disse ainda este mês que contraiu mais mil milhões de dólares em empréstimos para aumentar as reservas de liquidez.

O tráfego de passageiros na terceira maior transportadora da Europa caiu 3,8% no trimestre, conduzido por uma queda das viagens em primeira classe e em classe executiva. A proporção de lugares ocupados desceu 1,1 pontos percentuais para 72,9%.

Sem comentários: