2009-07-15

Dívida Portuguesa

Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças de Portugal, anunciou que a dívida portuguesa irá atingir um máximo no próximo ano, não chegando contudo a 80% do Produto Interno Bruto, ficando abaixo da estimativa avançada pela Comissão Europeia.

O Ministro português considera que durante este ano a dívida portuguesa estará perto dos 70% do PIB, aumentando no próximo ano. Segundo a previsão da Comissão Europeia, efectuada em Maio, a dívida iria aumentar para 81,5% no próximo ano, dado que as políticas do Governo se têm mantido inalteradas. Tal como Espanha e Grécia, o rating de crédito de Portugal foi cortado pela Standard & Poor’s este ano e com isso os investidores exigem o dobro da taxa de juro paga no ano passado para deterem obrigações do Tesouro português em vez das obrigações alemãs.

O diferencial entre o Yield das obrigações portuguesas e alemãs com ma maturidade de 10 anos encontra-se em 99 pontos base, enquanto que no ano anterior estava em 45 pontos. Já em Março desde ano, a diferença chegou a atingir os 175 pontos base, o valor máximo desde a entrada do Euro.

Portugal estima que o défice orçamental atinja os 5,9% do PIB este ano, mais do que a estimativa anterior de 3,9% efectuada em Maio. O Governo vai fazer esforços para reduzir o défice para 3% do PIB assim que a crise terminar e corrigir o balanço fiscal assim que seja possível. A despesa será também cortada. Teixeira dos Santos afirma ainda que não pretende aumentar os impostos.

O Ministro das Finanças recusou a dizer quando espera que a economia portuguesa retome o crescimento, considerando no entanto que o pior já passou. O Governo estima uma contracção da economia de 3,4% neste ano, a maior em pelo menos três décadas. Não se mostra preocupado com a deflação, e espera que uma aumento dos preços face ao ano anterior, apesar de em Junho o nível geral dos preços ter caído 1,6% face ao ano anterior.

(Bloomberg)

Sem comentários: