2009-07-17

Exportações de Singapura

As exportações de Singapura registaram a menor queda dos últimos nove meses em Junho, estando a contribuir para a recuperação económica da maior recessão que já atravessou enquanto país independente. As exportações, excluindo os produtos petrolíferos, caíram 11% face a igual período do ano anterior, depois de ter contraído 12,3% em Maio. Já os economistas tinham avançado com uma previsão de um recuo de 10,8%.

Durante esta semana, Singapura aumentou as suas previsões económicas para 2009, apesar de avisar que uma recuperação fraca é susceptível de risco de contracção. De acordo com o Governo, a melhoria da produção farmacêutica e da re-stockagem dos inventários de produtos electrónicos deve-se ao melhor desempenho da produção manufactureira dos últimos cinco trimestres, nos três meses que terminaram em Junho.

Durante o dia de ontem, o Banco do Japão aumentou as perspectivas para a economia pelo terceiro mês consecutivo, citando uma recuperação das exportações e da produção industrial. De resto, a produção das fábricas está a melhorar na também desde a Índia à Coreia do Sul, aumentando o optimismo de que o pior da recessão económica era mesmo passado.

A economia de Singapura expandiu-se à taxa anual de 20,4% no último trimestre fae aos três meses anteriores, o primeiro avanço do ano. Já em relação a igual período de 2008, a economia contraiu 3,7%. O Ministro do Comércio anunciou contudo que a melhoria da produção manufactureira no segundo trimestre poderá não ser sustentada, já que o desemprego e a diminuição do orçamento familiar nos EUA e Zona Euro reflectem uma fraqueza contínua presente na economia mundial.

Sem comentários: